Analisamos e descrevemos os sintomas de vários tipos de bronquite, doença que ataca o sistema respiratório de muitas pessoas.
Bronquite viral
É caracterizada por catarro branco, tosse e dor no peito, pois ela pode se iniciar exatamente como gripes e resfriados, depois tende a evoluir para cura sem uso de antibióticos, o próprio sistema imunológico acaba eliminando os vírus causadores da inflamação.
Bronquite crônica
Evolui por meses ou anos e na maioria das vezes causa tosse recorrente. Um fator que desencadeia a doença é poluição do ar, comum em grandes cidades. Poluentes externos, como a fumaça do cigarro, por exemplo, causam lesões repetidas a várias células que revestem os brônquios, facilitando a ocorrência das infecções bacterianas.
Bronquite bacteriana
Geralmente surge como complicação de uma bronquite aguda viral, pois a duração é mais prolongada e o catarro possui cor esverdeada. Há a presença de bactérias no revestimento brônquico causando a inflamação. Deve-se buscar tratamento para evitar que a bronquite torne-se crônica.
Bronquite alérgica
Inflamação crônica dos brônquios e sua causa é alérgica, é fundamental não usar utensílios de limpeza que contenham pelo como cortinas no quarto e tapetes, não usar almofadas ou travesseiros de flocos de espuma e pena. Deve-se providenciar a limpeza do ambiente e manter o ar arejado.
Bronquite asmática
Uma dica para aliviar os sintomas é tomar chá de camomila, prepare duas xícaras de chá e tome ainda É uma doença crônica dos pulmões, causa um processo inflamatório em resposta a um agente desencadeante, esse agente pode ser alérgeno (fungos, ácaros e pólen), o diagnóstico é feito através de exame clínico e exames laboratoriais, testes específicos como o de função pulmonar e os cutâneos.quente.