Bico de papagaio na coluna sintomas
O bico de papagaio é um dos problemas mais comuns ocasionados pela má postura, por isso manter bons hábitos é muito importante.
Osteofitose é o nome científico dado ao bico de papagaio e ocorre geralmente perto das articulações das vértebras, devido a uma formação inadequada dos ossos, atinge geralmente pessoas com mais de cinquenta anos, causando dores e limitações, mas também pode atingir os mais novos, já que vários fatores influenciam para que se desenvolva. O problema é chamado desta forma porque ele atinge a articulação que age para absorver o impacto sobrecarregado por diversos fatores, ao longo dos anos, com esta ação já desgastada cresce uma formação óssea no formato de um bico.
Sintomas
A dor local é o principal sintoma, muitas vezes analgésicos podem cessar a dor por curto prazo, mas sempre voltará e será constante e quando exposta a sobrecargas e atividades intensas ela pode piorar e a limitação quando o bico de papagaio está em estágio avançado é praticamente impossível utilizar as articulações.
Prevenção
Se exercitar moderadamente, incluir alongamentos em sua rotina, além de garantir o peso ideal e cuidar de sua postura são fatores essenciais para evitar este tipo de problema.
As principais causas são má postura, sedentarismo, hereditariedade, obesidade, entre muitos outros. Além das atividades físicas em geral, o pilates e a ioga são atividades físicas muito recomendadas para quem tem a tendência de desenvolver este problema. O diagnóstico é feito apenas através de um raio-X e exames físicos feitos pelo médico especialista.
Manter hábitos saudáveis e sempre cuidar da postura pode prevenir o bico de papagaio e muitos outros problemas de saúde, não se esqueça que o principal causador desse problema são longos anos de hábitos inadequados.