A câimbra é uma forte dor muscular que ocorre, em geral, em vista da perda excessiva de líquido e sódio, mineral que permite a contração muscular. A irrigação sanguínea inadequada dos músculos é outro fator responsável por esta reação do organismo. Após o exercício físico e as refeições – quando o sangue flui mais intensamente para a região gastrointestinal –, a probabilidade de ocorrer uma câimbra aumenta indubitavelmente.
Em relação à prática esportiva, recomenda-se cinco cuidados básicos: hidratação constante; respeitar os limites do próprio corpo (não exagerar); ingestão de bebidas isotônicas, principalmente quando o exercício durar mais de uma hora; antes e após o treino, alimentar-se adequadamente e alonguar-se. Evitar exercício físico após as refeições e alongar antes de dormir também são modos de evitar as câimbras.
Um teste fisiológico feito com um jogador de tênis comprovou que o atleta perdia mais sódio por meio da transpiração em virtude do jogo do que todo o consumo diário. Com a adição de sal à dieta e a ingestão de bebida esportiva, as câimbras praticamente se extinguiram durante o exercício físico. As bebidas recomendadas contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão.
As cãibras são geralmente inofensivas e não exigem tratamento, porém quando derivadas de problemas vasculares e neurológicos podem ser mais prejudiciais do que parecem. A diabete também pode causar essas dores.
Se, mesmo após se prevenir, as câimbras surgirem durante a prática esportiva, cuide para que a dor não se prolongue por muito tempo. Neste caso, deve-se alongar e massagear o músculo, de modo que a dor seja aliviada e o fluxo sangüíneo seja estimulado. Caso as câimbras virem parte do seu exercício diário, procure um médico para evitar transtornos futuros.
|
|